terça-feira, 8 de dezembro de 2009

TP6 - Unidade 21 - Qualidade da argumentação

    Para iniciar o trabalho com argumentação começamos com um estudo de caso:

"Marina acaba de ganhar o convite da festa mais badalada da escola, vários amigos, vários gatinhos, principalmente aquele que ela já está de olho há mais ou menos 1 ano, ninguém vai perder essa festa.
Mas, infelizmente, a mãe de Marina falou que ela não vai. Como assim??? E agora, o que Marina pode fazer?
Como convercer a sua mãe?
Utilizando apenas a conversa, como você resolveria este problema?

    A partir deste problema, os alunos começaram a utilizar argumentos que convencessem a mãe que ela deveria ir à festa. Muitos argumentos foram levantados. Assim, eles começaram a entender o que era argumentar.
Seguindo a atividade, escolhemos, dentre os temas sugeridos no TP,
"SAÚDE E MEIO AMBIENTE" ( até porque nosso município tem respirado o tema Meio Ambiente)

1.Refletimos sobre o que é saúde.
2. Refletimos sobre o que é meio ambiente.
3.Pensamos  na relação entre saúde e meio ambiente. Qual a relação?
4. Por que eu preciso cuidar do meio ambiente para ter saúde?

   Após longo período de reflexão sobre tais elementos, os alunos foram convidados a elaborar um texto argumentativo que defendesse a preservação do meio ambiente em favor da saúde.

Avaliação: Houve uma certa dificuldade na elaboração da argumentação, apesar de termos um período para a discussão do tema, ainda assim, os alunos conseguiram listar os argumentos mas não conseguiram desenvolve-los. Percebi também que eles se desinteressaram muito rápido.

Atividade desenvolvida com a 6 série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário