Primeiramente, realizamos um bate-papo com alguns exemplos de ligação de ideias. Como ligar fatos para conseguirmos montar uma história? Fomos analisando alguns exemplos com frases isoladas para que os alunos pudessem compreender o processo aplicado na construção do texto.
Depois a turma foi dividida em duplas. Em um pedaço de folha ofício, as duplas responderam as seguintes questões:
- O que aconteceu?
- Onde aconteceu?
- Quando aconteceu?
- Quem foram os envolvidos?
- Qual foi o desfecho da história?
Colocamos todas as respostas dobradinhas dentro de um saquinho, cada dupla pegou um papel ( não poderia ser as suas próprias respostas).
Nesse momento, a atividade era a criação de uma história com os elementos pensados por outra dupla. Foi necessário que eles utilizassem elementos coesivos para estabelecerem uma ligação entre os fatos previamente definidos. Foi necessário, ainda, que eles pensassem como desenvolveriam a história para que o desfecho fosse o idealizado pela outra dupla.
Para fechar a atividade os textos deveriam ser lidos e comentados pela dupla que teve a ideia original.
Escolhemos um texto para ser exposto:
O que aconteceu? Um assalto
Onde aconteceu? No banco
Quando aconteceu? Segunda-feira
Quem foram os envolvidos? Os ladrões, um policial, uma mulher e um bebê.
Qual foi o desfecho da história? O policial ajuda o ladrão e mata a mulher com o bebê.
Lorena e Lorrana
" Segunda-feira pela manhã e: um grito de SOCORRO!!!!! O que estava acontecendo?
Um assalto? Onde? No banco? Quem estava assaltando? Um único homem? Local exato? Atrás da sorveteria. Está bem!! Estamos indo correndo para lá!!! TU TU TU TU TU TU UUUUU
Então os policiais foram voando para lá ( na verdade, eles pegaram um táxi pois sua viatura estava faltando algumas peças: porta, pneu, carroceria, motor, farol, bancos, volante, freio, freio de emergência, carcaça e cano de descarga) enfim, eles chegaram até o local e o assaltante, para surpresa de todos, era o pai do policial.
Todos estavam muito nervosos, e exatamente nesta hora aparece a ex-mulher do policial com um bebê no colo que era filho do amante.
O policial tomado por tanta raiva de ver a sua ex-mulher com aquele bebê, atirou na mulher e na criança e deixou o seu pai (O ASSALTANTE) ir embora, com a condição de que devolvesse todo o dinheiro que tinha roubado.
E agora o que irá acontecer com o policial?
Bom isso é uma outra história..."
Felipe e Bruno Alves
Atividade realizada com a turma de 6 série.
Houve envolvimento por parte dos alunos, mas nem todos conseguiram estabelecer relações e a maior dificuldade foi na adequação do desfecho da história. No fechamento da tarefa foi solicitado que a dupla que iniciou a atividade comentasse a história criada, foi interessante porque apesar dos desfechos serem os mesmos, segundo eles, o desenvolvimento da história foi diferente.
No caso do texto registrado aqui, a dupla original não imaginou que o ladrão seria o pai do policial, nem tampouco que a mulher seria a ex-esposa do policial que o traiu e que ainda exibia nos braços um filho desta traição.
Considero a atividade como muito boa para trabalhar elementos coesivos mesmo sem trabalhar com os conceitos propriamente ditos, é uma forma do aluno começar a entender e estabelecer ligações entre idéias e informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário