segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

TP4 - Unidade 16 : Escrita como processo de produção

Material de pesquisa: Textos de congratulações para a cidade de São Paulo no aniversário de 450 anos; jornais que circulam na cidade de Cachoeiras de Macacu; fotografias das paisagens naturais da cidade; encartes da secretaria de turismo...

    Previamente, foi pedido que os alunos trouxessem algum material que falasse sobre a nossa cidade. Os alunos trouxeram jornais, fotos, encartes de turismo, entre outros. Fizemos uma reflexão sobre os aspectos naturais de nossa cidade, que é imensamente privilegiada com tantas belezas. Depois, pensamos sobre a cultura, as tradições, sobre construções antigas e históricas... Feita esta análise, observamos dois textos de congratulações para a cidade de São Paulo. Os alunos conseguiram rapidamente captar a mensagem do texto escrito numa silhueta de prédios. Já no texto que traz o mapa mundi com o nome dos bairros de São Paulo, os alunos de 5 série, inicialmente por falta de algum conhecimento prévio, tiveram uma certa dificuldade na interpretação. 
  Percebi que eles acabaram produzindo o modelo da silhueta mais por uma questão de identificação com o texto.
   Assim que terminou o processo de análise dos textos, foi hora de adaptar as reflexões feitas sobre nossa cidade ao tipo de texto sugerido.  Originalmente, os alunos fizeram os textos sobre Cachoeiras de Macacu e a imagem preferida foi a cachoeira, que segundo os alunos "é o nosso ponto forte".
   Os trabalhos ficaram muito interessantes, os alunos dispuseram os textos como se fossem uma queda d'água, entre pedras e matas.


Avaliação: avalio a atividade como positiva, houve bastante interesse por parte dos alunos, principalmente no momento de reflexão sobre a nossa cidade. 
Atividade realizada com a turma de 5 série.




Nenhum comentário:

Postar um comentário