Muitas vezes nos esquecemos que a modalidade oral é tão importante quanto a modalidade escrita da língua.
Normalmente, principalmente como critério de avaliação não utilizamos os desenvolvimentos do aluno no que diz respeito à oralidade.
Antes de fazer a atividade sugerida no TP, levei a leitura do texto: "DEZ RAZÕES PARA NÃO "COLAR" NA ESCOLA", de Dom Orlando Brandes.
Fizemos a leitura do texto e debatemos as questões que julgamos mais importante. O texto traz dez argumentos para o aluno não colar na escola. Os aluno, é claro, ficaram envolvidíssimos com este texto, principalmente porque queriam argumentar contrariamente. Fiz algumas perguntas e houve a participação de todos no debate.
Quando iniciei o trabalho com o texto, pedi para que eles observassem a sua produção oral no momento da discussão.
A partir daí, entreguei as doze perguntas sugeridas no TP(p.86) e iniciamos o trabalho de auto-avaliação. Toda a turma participou e mesmo aqueles que geralmente falam pouco, compartilharam os seus motivos.
Em alguns relatos pude observar que os alunos estão totalmente desligados da produção oral, não existe intenção na fala, não há também a preocupação em ouvir o outro.
Atividade realizada com a 6 série
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