- Analisar as fontes de informação para avaliar a sua confiabilidade.
- Identificar o tema, as ideias centrais e secundárias, as informações implícitas do texto.
- Inferir o significado de uma expressão a partir do contexto.
- Estabelecer relações de causa/consequência entre partes do texto e entre as informações verbais e os recursos gráficos utilizados.
- Selecionar e pesquisar verbetes.
- Selecionar e empregar palavras adequadas em função da finalidade e do nível de formalidade desejado.
- Identificar as marcas linguísticas de impessoalidade e de opinião.
- Reconhecer as diversas formas de se estruturar o tópico frasal do parágrafo.
- Produzir esquemas contendo as informações principais do texto.
- Produzir parágrafo sobre o tema da leitura, a partir de um tópico frasal pré-determinado.
- Reescrever parágrafos estabelecendo novas conexões, mas garantindo a coesão e a coerência do texto criado.
"Para ser original é necessário ter a coragem de ser um amador" (Wallace Stevens - poeta norte-americano)
sábado, 5 de março de 2011
Conteúdo curricular - 9º ano - 1º bimenstre
VERBETE ENCICLOPÉDICO, ARTIGO CIENTÍFICO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Professora Aline estudo numa escola do interior e a nossa professora usou o seu blog para nos ensinar.
ResponderExcluirSeu comentàrio foi utilizado em nossa aula de português que fica em Rocha Leão. Emerson
ResponderExcluirOi professora,o seu conteúdo curricular foi usado na aula de potuguês da minha turma. Fui muito proveitoso. Abraços ROCHA LEÃO-RIO DAS OSTRAS
ResponderExcluirlucas paschoal ROCHA LEÃO-RIO DAS OSTRAS
ResponderExcluirProfessora Aline, seu comentário foi muito importante na aula de lingua portuguesa na sala de informática.
ResponderExcluirTainá
a garota mas linda da minha turma é tainá ! rsrsrs
ResponderExcluirUtilizamos o seu comentário para debatermos na aula de lingua portuguesa.Foi muito interessante!
ResponderExcluirAluno:Geovane