sábado, 5 de março de 2011

Conteúdo curricular - 9º ano - 1º bimenstre

VERBETE ENCICLOPÉDICO, ARTIGO CIENTÍFICO

  • Analisar as fontes de informação para avaliar a sua confiabilidade.
  • Identificar o tema, as ideias centrais e secundárias, as informações implícitas do texto.
  • Inferir o significado de uma expressão a partir do contexto.
  • Estabelecer relações de causa/consequência entre partes do texto e entre as informações verbais e os recursos gráficos utilizados.
  • Selecionar e pesquisar verbetes.
  • Selecionar e empregar palavras adequadas em função da finalidade e do nível de formalidade desejado.
  • Identificar as marcas linguísticas de impessoalidade e de opinião.
  • Reconhecer as diversas formas de se estruturar o tópico frasal do parágrafo.
  • Produzir esquemas contendo as informações principais do texto.
  • Produzir parágrafo sobre o tema da leitura, a partir de um tópico frasal pré-determinado.
  • Reescrever parágrafos estabelecendo novas conexões, mas garantindo a coesão e a coerência do texto criado.

7 comentários:

  1. Professora Aline estudo numa escola do interior e a nossa professora usou o seu blog para nos ensinar.

    ResponderExcluir
  2. Seu comentàrio foi utilizado em nossa aula de português que fica em Rocha Leão. Emerson

    ResponderExcluir
  3. Oi professora,o seu conteúdo curricular foi usado na aula de potuguês da minha turma. Fui muito proveitoso. Abraços ROCHA LEÃO-RIO DAS OSTRAS

    ResponderExcluir
  4. lucas paschoal ROCHA LEÃO-RIO DAS OSTRAS

    ResponderExcluir
  5. Professora Aline, seu comentário foi muito importante na aula de lingua portuguesa na sala de informática.
    Tainá

    ResponderExcluir
  6. a garota mas linda da minha turma é tainá ! rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Utilizamos o seu comentário para debatermos na aula de lingua portuguesa.Foi muito interessante!

    Aluno:Geovane

    ResponderExcluir