domingo, 22 de novembro de 2009

TP4 - Unidade 14

Cidadezinha Qualquer

Casa entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.

Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
devagar... as janelas olham.

Eta vida besta, meu Deus.

Carlos Drummond de Andrade

Inicialmente, fizemos uma análise sobre a vida e a obra de Drummond, levando em consideração a cidade em que ele nasceu e principalmente a época. A partir daí, começamos a analisar a nossa cidade hoje, o que ela tem de positivo, o que tem de negativo, etc.
Antes mesmo de ser solicitada a análise do título do poema, alguns alunos já começaram a indagar e tentar interpretá-lo.
Fizemos a leitura do texto e uma interpretação oral observando os seguintes pontos:
  • Que interpretação podemos fazer do primeiro parágrafo? Há predominância da natureza?
  • O homem, o cachorro e o burro tem um rumo definido? Para onde eles vão?
  • Como podemos interpretar o trecho: "as janelas olham"?
  • O que poderia significar o verso: "Eta vida besta"?
A partir da análise feita da cidade qualquer descrita por Drummond, os alunos puderam expressar como eles veem a sua própria cidade.

Obs. Os alunos perceberam a cidade positiva e negativamente. Como pontos positivos citaram a tranquilidade, as belezas naturais..., como pontos negativos citaram a falta de lazer, a falta de oportunidades de emprego e de estudos.

Atividade realizada com a 5 e 6 séries.


TP 3 - Unidade 11
Tipos textuais: atividade de descrição

A turma foi dividida em dois grupos. Os grupos pensam num objeto para ser descrito.
Em cada grupo há um representante que deverá descrever o objeto sem dizer o nome. Os alunos descrevem: tamanho, formato, cor, cheiro, som, utilidade, etc.
O grupo que conseguiu advinhar o maior número de objetos foi o vencedor.

Obs. A atividade foi muito positiva, os alunos se envolveram e fizeram descrições bem detalhadas.
Para finalizar a atividade, foi solicitado que eles fechassem os olhos e cada um recebeu um chiclete "Bubaloo". Com os olhos fechados ainda, eles deveriam sentir o pequeno embrulho, perceber tamanho, formato, cheiro, etc. Depois, foi solicitado que eles abrissem a embalagem e colocassem o produto na boca para observar o paladar. Finalmente, abriram os olhos e fizeram a descrição do observado, por escrito. Alguns descobriram bem rapidamente, outros não desco
briram até que colocassem na boca.

Atividade realizada com a turma de 6 série ( sétimo ano)


TP3 - Unidade 9: Gêneros Textuais: do intuitivo ao sistematizado

No tribunal : a formiga

Foram distribuídas aos alunos, cópias da fábula "A cigarra e a formiga", em duas versões. Uma, de La Fontaine, com forma poética, onde analisamos a sonoridade e o uso das rimas. Outra, de Monteiro Lobato, onde exploramos as características das fábulas: personagens, tema e moral da história.
Após a análise interpretativa do texto, em grupos, os alunos criaram um novo final para o texto que passou a ser um conto. Daí, houve a necessidade de se levar a formiga ao tribunal. Os alunos realizaram uma meia espécie de juri e o resultado:
"A FORMIGA FOI CONDENADA. ELA NÃO FOI SOLIDÁRIA À CIGARRA QUE PASSOU O VERÃO TRABALHANDO, E AGORA PRECISAVA DE UMA AJUDA"

Obs. Depois de uma longa discussão, os alunos conseguiram compreender o trabalho como algo que não exige somente a força física, mas o intelecto.

Atividade realizada com a turma de 5 série (sexto ano)